PLANEJAMENTO 2015

ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO


GRUPO DE ESTUDOS
O grupo de estudos é uma atividade periódica realizada sob coordenação da tutora, com participação de todos bolsistas, aberto aos alunos da graduação e com participações esporádicas de professores que possam contribuir para o tema em questão. Esta atividade tem por objetivo aprofundar conceitos fundamentais para a formação acadêmica e cidadã dos graduandos.

SEMINÁRIOS
Esta atividade consiste na organização de mesas redondas e palestras sucedidas de debates. O tema acerda da atividade será escolhido pelo grupo.

VIAGENS DE ESTUDOS
As viagens de estudos organizadas pelo PET desde 2003 têm por objetivo o aprimoramento da formação acadêmica já que possibilitam uma maior aproximação com as questões que envolvem o processo de formação profissional em Serviço Social. As viagens são abertas à comunidade acadêmica do Curso de Serviço Social. Está prevista, no mínimo, uma viagem para o ano de 2014.

MINICURSOS
Os minicursos são atividades voltadas para toda a comunidade acadêmica e também para a comunidade externa. Serão realizados dois minicursos com temáticas a serem definidas.

CINEPET DEBATE
O Projeto “Cine PET” destaca-se em relevância prática e social, na medida em que se insere no campo da observação e discussão crítica da realidade social brasileira, latino-americana e mundial, colaborando no processo de construção de uma nova forma para compor o processo de aprendizagem, mediados por recursos audiovisuais. O projeto engloba atividades de exibição gratuita de filmes, incluindo produções nacionais e internacionais. A proposta é de divulgar filmes que contextualizem extratos da realidade social, aspectos da formação cultural e histórica desses países, com objetivo de conhecer e refletir acerca de sua memória, seu processo constitutivo, bem como a forma de inserção desses países num contexto global e propiciando uma reflexão crítica acerca desses processos. O Projeto tem por intuito estimular atividades culturais no Centro Sócio-Econômico, notadamente deficiente no oferecimento de atividades com esse caráter, onde o curso de Serviço Social se insere. Desta forma, os acadêmicos, voluntariamente, participarão de um processo de socialização de conhecimentos, pois poderão compreender o processo histórico onde estão inseridos, identificando os indivíduos como partícipes desse processo, na produção ou reprodução social, na formação de uma cultura contra-hegemônica, e estimulando-os a participar da construção de uma nova ordem social, através do resgate da importância da ação enquanto ação transformadora/práxis. Objetiva ainda incentivar atividades de cunho artístico e cultural, entendendo a cultura enquanto um arranjo de inter-relações que abrangem aspectos artísticos, políticos, institucionais, sociais entre as pessoas que desta compartilham; e a arte enquanto forma de expressão desta e de sua manifestação política e crítica.

PESQUISA
Continuidade da pesquisa sobre evasão no curso de Serviço Social.

COMUNICAÇÃO / BLOG / FACEBOOK
A comissão de comunicação tem o papel da divulgação das atividades executadas e apoiadas pelo PET, tanto em forma de cartazes, mural como em redes socias, de comunicação da universidade e no seu blog. Também é responsável pela divulgação da produção teórica dos bolsistas (artigos, textos, resenhas), notícias e trabalhos acadêmicos que possam contribuir para a formação da comunidade universitária. Portanto, tem como objetivo propiciar a disseminação das informações de eventos, produção acadêmica e notícias que complementem a formação crítica da comunidade acadêmica.

RECEPÇÃO AOS CALOUROS
A atividade é desenvolvida no início de cada semestre letivo e consiste na apresentação aos calouros do Curso de Serviço Social da UFSC do Programa de Educação Tutorial. Na oportunidade os estudantes são convidados a conhecer e participar das atividades organizadas pelo grupo, como por exemplo, o grupo de estudos, os seminários, o Cine-Pet, Viagens de Estudos e a possibilidade de consulta ao acervo bibliográfico localizado na sala do PET, o mural, o blog, etc.

PARTICIPAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE EVENTOS
A participação na organização de eventos próprios do Curso de Graduação em Serviço Social, juntamente com a Coordenação do Curso e/ou a Chefia do Departamento de Serviço Social e o Centro Acadêmico do Curso (por exemplo, os eventos comemorativos ao dia Assistente Social e a Semana Acadêmica) se tornam momentos de aprendizado e de interação direta com outras instâncias acadêmicas e administrativas da Universidade. Os bolsistas fazem a divulgação de eventos com as temáticas relacionadas à área de pesquisa e interesse, tanto da graduação quando do PET e dos bolsistas. Assim também se pretende a divulgação dos eventos nas diversas temáticas das ciências sociais. As atividades visam ampliar os conhecimentos e incentivar a formação acadêmica.

REUNIÕES DE TRABALHO
As reuniões acontecem com o objetivo de organizar as atividades planejadas para determinado evento, como por exemplo, seleção de novos bolsistas, CinePET, pesquisa. Tem ainda a finalidade de socializar as propostas a serem encaminhadas, os posicionamentos ético-acadêmicos, e também garantir uma divisão equânime entre as atividades propostas e os devidos responsáveis do grupo.

AUTO-AVALIAÇÕES PERIÓDICAS
O grupo realiza auto-avaliações periódicas a fim de manter a qualidade das atividades e o comprometimento dos bolsistas e da tutora com os objetivos do programa.

SELEÇÃO DE NOVOS BOLSISTAS
O processo de seleção de novos bolsistas (cronograma, divulgação, metodologia, textos sugeridos para a leitura que subsidiem a avaliação escrita, a dinâmica a ser aplicada, etc.) é proposto ao grupo por uma comissão composta por três bolsistas. Trata-se de uma atividade em que se mobilizam todos os aspectos da formação que o Programa objetiva.


SEPEX
A SEPEX (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão) é um evento que ocorre todo ano no mês de outubro na Universidade Federal de Santa Catarina. É uma mostra cientifica gratuita e aberta ao público para que os mesmos  se interem  dos conhecimentos produzidos na Universidade. Com o intuito de divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo PET são apresentados trabalhos que congregam todos os bolsistas do Programa.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
Eventos como Seminários, Congressos, Encontros, Jornadas, etc.; Encontro Regional de Estudantes do Serviço Social (ERESS); Encontro Nacional de Estudantes do Serviço Social (ENESS); Encontro dos Grupos PET da Região Sul (SULPET); Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET).

Nenhum comentário:

Postar um comentário