terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vídeo: Um sonho por um sonho



QUER TROCAR UM SONHO?

Esta foi a proposta de interatividade do PET de Serviço Social na SEPEX deste ano. Primeiro o grupo coletou vídeos em diversos locais (UFSC, Instituto Estadual de Educação, cursinho Pré-vestibular da UFSC e etc...) com a proposta de trocar um sonho (doce) por um sonho (objetivo de vida, horizonte, meta...). A ideia surgiu a partir da pesquisa do PET, intitulada: “Juventude na mídia escrita catarinense 2011”, que teve como foco a mídia jornalística. Constatamos que os jovens têm pouco direito à voz. Trocar um sonho significa, além de provocar a reflexão, dar espaço para que o jovem possa falar por si.
Muitos jovens, adultos e crianças,  passaram pelo nosso estande e deixaram registrados seus sonhos, seja através de vídeos, da escrita ou de desenhos. Em breve pretendemos compartilhar esses sonhos trocados também aqui no blog.

Abaixo você pode conferir o vídeo que foi exibido em nosso estande durante a 11ª SEPEX.














segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Minicurso: Política de Assistência Social



O PET Serviço Social da UFSC está promovendo em parceria com as professoras Kathiuça Bertollo e Renata Nunes o Mini Curso "Política de Assistência Social: aspectos legais e normativos e sua operacionalização". A atividade ocorrerá nos dias 18 (terça-feira) e 20 (quinta-feria) de dezembro de 2012, das 14h00 às 17h00, na Sala 217 do Centro Sócio Econômico (CSE).

As inscrições ocorrerão entre os dias 03 e 14 de dezembro e estão disponíveis 30 vagas.

Para fazer sua inscrição clique AQUI (As inscrições estão temporariamente indisponíveis)!

E para qualquer dúvida nos envie um e-mail: petsso1@gmail.com.




Sobre o Minicurso


Este minicurso visa debater acerca da Política de Assistência Social, mais especificamente sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), direcionando o enfoque da discussão aos sujeitos de direito e à Proteção Social Básica no estado de Santa Catarina. Tal debate será embasado nas legislações da área tais como: Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Lei Orgânica da Assistência Social- 8.742/93 (LOAS), Lei do SUAS- 12.435/2011. Ainda, servirá como referência para este minicurso, a pesquisa ‘O SUAS em Santa Catarina: o desenho da proteção social básica em perspectiva’, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Política Social na América Latina, ou seja, os elementos e informações coletadas e analisadas nesta pesquisa serão a base empírica para a explanação da realidade e temática em questão.

Objetivo: Debater sobre a política de Assistência Social e seu desenho no estado de Santa Catarina. Apresentar a pesquisa que serviu de base empírica para a realização do estudo e seus atuais desdobramentos. Discutir sobre o SUAS em Santa Catarina tomando como referência a Proteção Social Básica. Discutir sobre o cotidiano e a realidade de vida dos sujeitos de direitos dessa política tomando como referência suas falas.

Conteúdo Programático: Explanação sobre a política de Assistência Social e o SUAS. Apresentação da pesquisa ‘O SUAS em Santa Catarina: o desenho da proteção social básica em perspectiva, e seus atuais desdobramentos. Resultados preliminares: “Os sujeitos da pesquisa” (como se configura a Proteção Social Básica em Santa Catarina e o perfil dos sujeitos de direitos) O cotidiano e a realidade de vida dos sujeitos de direitos.